Quem sou eu

Ator e Diretor, Teatro Educador especialista em Linguagens Artísticas Integradas, Aikidoísta, Terapeuta Corporal em formação. É Fundador do NAIPE TEATRAL.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ESTRÉIA 25 DE ABRIL 2009

Baseado no livro homônimo da escritora e ilustradora Eva Furnari, a companhia Barracão Cultural adaptou a incrível história que se passa em Cacoete, provavelmente a cidade mais organizada do mundo, onde moram 187 habitantes, dispostos todos em ordem alfabética. Os nomes das ruas são alinhados da mesma forma. Mas os hábitos e costumes dos moradores da cidade – Cacoete – passarão por uma grande mudança depois das aventuras do garoto Frido à procura de uma maçã para presentear sua professora.

A HISTÓRIA

"Para se vestir, os cacoetecos tinham regras simples. As mulheres usavam vestidos de bolinha, sempre da mesma cor. Os homens usavam camisas brancas e calças xadrez. No dia-a-dia, seus hábitos e costumes eram bem certinhos. Quem era alto sentava em cadeira alta. Quem era baixo sentava em cadeira baixa", descreve o texto do livro. Tudo em Cacoete começou a ficar diferente no dia em que um menino da cidade, Frido, foi comprar um presente para sua professora, dona Dora. Presente de Dia dos Professores, em Cacoete, tinha de ser maçã, não podia ser outra coisa. Acontece que as maçãs estavam em falta na cidade. Frido decide, então, procurar a casa de dona Lúrcia, que vendia lindas maçãs, mas morava um tanto distante. Mas, após errar o itinerário que lhe fora indicado, o menino acaba topando com outra personagem, a bruxa Núrcia. Ela tem um poder especial, o de soltar das suas mãos poderosos raios verdes, de grande efeito desorganizador. Agora, com essa bruxa por perto, Cacoete vai sofrer grandes transformações!

A AUTORA


Eva Furnari uma das maiores autoras e ilustradoras da literatura infantil. Ganhadora de diversos prêmios, entre os mais importantes, o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), o APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto de sua obra e o Jabuti, pelas ilustrações de Cacoete. Já teve diversos livros adaptados para teatro como Truks, Lolo Barnabé, entre outros. Esta é a primeira vez que o livro Cacoete é adaptado para o teatro.



A PEÇA, por Eloísa Elena

“Cacoete” mostra a transformação ocorrida em uma cidade, a princípio tão organizada e previsível, a partir de um fato inesperado. Frido, uma criança como outra qualquer, que nasceu e está crescendo de acordo com as regras pré-estabelecidas em Cacoete, um dia se vê diante de uma situação inesperada e a necessidade de ter que continuar cumprindo as regras, aliada à sua curiosidade e espírito de aventura, comuns a todas as crianças, fazem Frido viver uma aventura maravilhosa e transformadora. O texto proporciona uma discussão sobre um tema fundamental: o cumprimento de regras estabelecidas e que muitas vezes já não fazem mais nenhum sentido e a necessidade de quebrar tabus e criar o novo. Vivemos um tempo onde a maioria dos pais está perdida entre a necessidade de estabelecer regras e disciplina na relação com seus filhos e a de deixá-los manifestar sua individualidade, desejos e vontades. O que é uma regra? Por que ela existe? Por que cumpri-la? Como lidar com o novo, sair do lugar comum, enfrentar situações diferentes das costumeiras? Estas e outras questões estão presentes no texto. Na montagem, a direção optou por uma linguagem simples, que privilegia o jogo de ator em cena. As trocas de roupa, cenário e personagens são assumidas, sem truques, revelando o jogo teatral e buscando cumplicidade da platéia.




Jonathan Faria, Eloisa Elena, Thiago Andreucceti


Ficha Técnica:

Direção: Heitor Goldflus

Texto adaptado: Eloisa Eelena
Direção Musical: Morris Picciotto

Figurinos: Marichilene Artisevskis
Cenários e adereços: Sidnei Caria
Produção: Barracão Cultural. (
http://www.barracaocultural.com.br/)

Duração: 55 minutos.


Recomendado para crianças a partir de 4 anos.


http://www.teatroalfa.com.br/esp_ver.asp?id=97&tipo=3



2 comentários:

Clayton Marques disse...

E ai meu rei.. finalmente vc atualizou sua página né? E ainda com coisa boa!!!
Merda!!!

NaipeTeatral disse...

POis é...mas ainda to na dúvida de qual cor devo deixar...rs